22 em campo
modernismo e futebol
Essa exposição no Museu do Futebol em São Paulo promove o encontro entre a Semana de Arte Moderna de 1922 e o universo do futebol. 100 anos depois, 22 em campo faz um balanço do que aconteceu com o projeto que esse grupo de artistas, entre eles Mario e Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Heitor Villa Lobos, propôs para o país, com a valorização de nossas raízes multirraciais e multiculturais.
Nosso projeto procurou capturar a linguagem visual energética e emotiva do universo do futebol usando cores vivas e formas simples nos suportes para destacar os diversos tipos de informação: videos, fotos, textos e áudios. Destaque especial para o uso de cortinas de veludo numa alusão ao Teatro Municipal de São Paulo, onde ocorreu a Semana. Havia necessidade de seduzir o público do museu, mais interessado em futebol do que em arte.
Como forma de unir os universos do futebol e da arte, criamos bandeiras de tecido –uma alusão às bandeiras nos estádios, juntando frases e ícones do futebol e da arte numa mistura que buscou o espírito iconoclasta da semana.
curadoria: guilherme wisnik – expografia: alvaro razuk – assistência de design: guilherme dorneles